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Mother Healing
BioIntegração
      Durante a gestação muitas mudanças biomecânicas acontecem, dentre elas e a que mais as mulheres se preocupam, é com o abdômen.
      A musculatura abdominal precisa afastar para dar espaço ao bebê. Esse afastamento ocorre de forma natural e fisiológica. O que nos preocupa é quando acontece um afastamento maior que o esperado, e vocês percebem como um abaulamento, ou um "caroço" em determinados movimentos. Esse abaulamento pode acontecer mais para cima próximo às costelas, no meio perto do umbigo, ou mais para baixo do umbigo. Em todos os casos precisamos avaliar se houve ruptura de tecido, o que pode levar a um mau funcionamento muscular. Ou seja, a função de estabilizar o tronco fica comprometida.
     Se você perceber esse abaulamento durante os movimentos, evite-os! Isso mostra que sua pressão intra-abdominal está elevada, e sua musculatura sobrecarregada.
     É importante realizar exercícios bem direcionados durante a gestação que mantenham os músculos sadios e funcionais, para evitar a diástase patológica, ou caso ela já tenha aparecido, os exercícios evitam piora. Por favor, não estou falando dos exercícios abdominais tradicionais, nem pranchas! Estes são todos contraindicados.
     No pós-parto podemos avaliar não apenas o abdômen, mas o corpo como um todo. Sempre lembrando que todos os músculos estão conectados entre si.
     Se o parto foi vaginal eu recomendo a partir de 30 dias, e cesárea 45 dias. Os exercícios serão adaptados de acordo com a aptidão física da mulher. Começo com ativações abdominais, exercícios respiratórios e utilizo muito do Método Pilates.
     Recomendo de 1 a 2x por semana de acordo com a disponibilidade da mulher neste período tão sensível.
     As sessões podem ser realizadas no Brooklin, ou em domicílio dependendo da região.

Mariana Mazzei
Fisioterapeuta
11 96138-2122
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