Preparação
para o Parto
Fisioterapia Obstétrica
O que fazemos
Primeiramente vale salientar que o assoalho pélvico é a região que mais sofre sobrecarga durante a gestação, principalmente no terceiro trimestre. Pensando em minimizar esse impacto, a mulher deve se cuidar e se exercitar desde o início. E se possível até antes de engravidar, seria o ideal passar em avaliação.










Treinamento de assoalho pélvico: é uma rede muscular complexa e exige fortalecimento direcionado, durante todo o período gestacional. O treino é aliado à respiração, postura e funcionalidade.
O Epi-no é um aparelho alemão que ajuda mulheres a evitar lacerações no períneo durante o parto. Seu nome significa "episiotomia não" e foi desenvolvido para trabalhar o fortalecimento e alongamento perineal a fim de prevenir disfunções e preparar o períneo para o parto.
Ele consiste em um balão de silicone conectado a um medidor de pressão que permite o monitoramento do desempenho do treinamento. Este balão é introduzido na vagina e vai sendo inflado lentamente, proporcionando o alongamento de períneo e simulando a cabeça do bebê.
O treinamento acontece de forma gradual e permite-se trabalhar a consciência corporal, simulando a expulsão do bebê, o que é outro benefício do aparelho, pois esta experimentação da expulsão e melhora da consciência corporal dá mais segurança e controle para a mulher no momento expulsivo.
Deve ser utilizado a partir de 34 semanas de gestação e seu uso deve ser realizado por um profissional especializado (fisioterapeuta obstétrica ou pélvica), que irá conduzir a melhor maneira de utilizá-lo e como fazer a expulsão correta, associando respiração e posicionamento.